PETIT COMITÉ BLOG:




quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

HORTÊNSIAS PARA O BUDA

lh_hydrangea_raspberry_plum_4x4

“...meu futuro marido já sabia que as hortênsias mudavam de cor, dai, procurei ... o que fazer para obtê-las em diversas cores... dá certo, viu.... incrivel!”!

A Silvia (minha cliente que poderia estar  no Martha Stewart Gardening Show)  além de ensinar sobre Hortênsias ou Flor-do-Japão, Hydrangea...

ORIGEM: China e Japão COLORAÇÃO: muda de acordo com o Ph do solo... são violetas, azuis, lilases, rosas, vermelhas e brancas HORTÊNCIA VERDE:  são na verdade folhas AMA-CHÁ: feito com folhas de hortênsia, usado na cerimônias de aniversário do Buda e Hanami (festa das flores).

me deu uma super receita...para “fabricar”:

clip_image001[4]clip_image001[12]clip_image001[10]Hydrangea%20Blossoms

  HORTÊNSIAS AZUIS: 

Solo deve ser ácido. Misture:  20 g de sulfato de alumínio, sulfato de ferro ou pedra ume, diluído em 5 litros de água e regue a planta com esta mistura duas vezes por semana, começando cerca de 40 a 50 dias antes do início da floração

HORTÊNSIAS VIOLETA:

Coloque palhas de aço dentro de água. Deixe  ferrujar e depois regue a hortênsia com esta água uma vez por semana.

HORTÊNSIAS AZUIS SE TORNAREM ROSAS: 

O solo alcalino. Elimine as folhas. Replante-a com a terra preparada com uma mistura de 200 a 400 g de calcário dolomítico por m2. (encontrado em lojas  para jardinagem)

HORTÊNSIAS BRANCAS:

Quanto mais alcalino o solo ficar mais clara será a cor das flores, culminando em hortênsias de buquês brancos. Portanto mais calcário ainda!

HORTÊNSIAS  MULTICOLORIDAS: 

Adicionar Carbonato  de  Sódio  (não bicarbonato) à  terra.

É isso mesmo!!! A  mesma planta pode dar flor um ano rosa outro azul, outro branca...!!!

UPDATE / UPDATE / UPDATE:

Tem muitas e muitas hortênsias lindas... e um especial inteiro... no site da querida Constance!

FONTE: imaginação ativa, martha stewart, country living.

10 comentários:

Norma disse...

Adorei Flavinha e já salvei para futura experiência. Sabia que a cor dependia do Ph do solo, mas sua informaçao é precisa.
Vou usar e depois secar as flores para minhas aquarelas. Beijos, Norma.

milisa disse...

fla... posso fechar os olhos...e ver...
a estrada antiga de Petrópolis.. ( meu caminho de infância para a mágica aventura até a casa dos bisas em Terezópolis.)..em meio a neblina...e ...um friozinho inuzitado para nós crianças araçatubenses)..repentinamene surgiam majestosamente, salpicadas aqui e ali, moitas de hortências azius... violetas...era algo quase surrealistico!!!
penso que elas sejam muito sensíveis a variação do pH porque aqui haviam azuis e logo mais pra frente violetas....
ahh esse post teve um sabor nostálgico maravilhoso!!!!
milisa

Anônimo disse...

..ah!!eu queria ser o Buda!!!!

Anônimo disse...

Amo hortências!Pode ser rosa, roxa, azul, verde... todas juntas! Adorei esse seu post Flavia! Um bjo Cris

Anônimo disse...

amooooooo hortencias e esse clima romantico que me lembra a casa da minha avó!

Jana disse...

Eu adoro arranjos com essas flores! post alguns vai!
bjs Jana

TATIATNA E ALCÂNTARA MEDES disse...

Flavia!
Tudo bem?
Destesto ficar pedindo coisas mas poderia postar centros de mesa com essas flores. Meu noivo adora (ou melhor detesta menos que rosas)Você não acha que são simples demais?
Tati

Unknown disse...

AMEI!!!

Super complementou a série!!! :)

Beijinhos!

FLAVIA disse...

Acho que só faltaria agora o código genético! Cons super thanks! Queridas leitoras obrigada pelos coments! E não decor com hortênsias não é simples... é simplesmente o máximo! bjs bjs

Les Choses de Marie disse...

Eu AMO hortênsias, especialmente as azuis!!! Tem umas fotos da decoração do meu casamento com essas florzinhas maravilhosas no blog www.leschosesdemarie.blogspot.com

Passa lá...

bjinhos